05 fevereiro 2015

Fotografia Lomo - entenda

Se eu chegar aqui, agora, e falar pra você sobre lomografia, talvez você não se interesse pelo assunto logo de cara. E se eu falar sobre os filtros do Instagram e cia? Já se interessou, não é?



Não falarei mal dos filtros tão utilizados nas fotografias instantâneas de celular, até porque sou uma viciada assumida de todos esses app, principalmente o queridinho Instagram. Mas é bem verdade que eu prefiro as fotos como elas são, sem filtro, cruas como eu gosto de dizer.

E essa é a hora que você ri da minha cara e fala: "Mas Lê, essa foto ta cheia de filtro!"
E se eu te disser que não?! Essa é a Lomografia, na prática!

O ramo da fotográfica foi invadido pelas maquinas digitais, que trouxe uma rapidez e praticidade incríveis no resultado das fotos, disso ninguém pode descordar. Mas restou um grupo de profissionais, entusiastas e amadores da fotografia que são um pouco nostálgicos e foram atras das câmeras analógicas, na contra-mão de toda a sociedade.

E como eu não gosto de ser igual a todo mundo, estou no meio desses amantes das câmeras de filme, principalmente das câmeras LOMO.

As câmeras Lomo surgiram nos anos 80 na Rússia, como uma câmera de baixo custo de fabricação (não é atoa que elas são feitas de plástico, inclusive as lentes). A primeira lomo sou a LOMO LC-A, fabricada e comercializada até hoje pela marca lider do segmento LOMOGRAPHY. A intenção era que casa soviético tivesse uma câmera para fotografas o cotidiano e mostrar ao mundo como era o país.

As câmeras foram esquecidas e em 1991 dois jovens austríacos encontraram uma LC-A a venda em um mercado de pulgas, começaram a fotografar tudo de forma despretensiosa. Ao revelarem as fotos notaram que as cores se distorciam, super saturavam, escureciam, e até tinham marcas de luzes que entraram na câmera e queimaram parte do filme.

O sucesso foi tamanho que se criou a Sociedade Lomográfica Internacional em Viena, com o objetivo de não deixar morrer a arte da fotografia analógica. Logo surgiu a marca Lomography, e então o nome “lomografia”.

Hoje o representante brasileiro da Lomography é a loja Marinho.

Em resumo, a fotografia Lomo é toda fotografia praticada de forma livre, sem preocupação de estética, foco, luz, velocidade e com uma câmera Lomo. (embora muitos praticam com outras câmeras analógicas, não Lomo - inclusive eu)
Nós, lomografos de carteirinho gostamos de citar as 10 regras de ouro da lomografia:
1 – Leve sua câmera para todo lugar
2 – Use a toda hora – dia ou noite
3 – Lomografia não é uma interferência em sua vida, ela é parte dela
4 – Tente fotografar de todas as maneiras
5 – Se aproxime dos objetos, sua câmera lomografia deseja isso;
6 – Não pense
7 – Seja rápido
8 – Você não precisa saber de antemão o que fotografou
9 – Depois muito menos
10 – Não ligue para regra alguma

E aqui vou deixar algumas fotografias, quem sabe você não se anima e compra sua Lomo. Eu tenho 2 e adoro sair pela rua fotografando tudo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário